Quer dar um diferencial em sua estratégia de marketing? Então, invista no conteúdo para que sua empresa gere mais leads, traga mais clientes e muitas vendas. Para isso, entenda como o copy no marketing digital pode auxiliar nesse processo para que tenha bons resultados.
Essa técnica pode ser empregada em blogs, sites, redes sociais para promover sua marca, produtos, dicas e pessoas. Você já deve ter realizado alguma ação solicitada em um texto ou post na rede social como: participar de promoção, adquirir uma mercadoria entre outros call to action (CTA).
Isso é feito para que o usuário continue o processo do funil de vendas de atração, consideração e conversão, tudo para que tenha ações de engajamento e compra. Assim, se deseja bons resultados indicamos que siga as boas práticas abaixo.
1. Lembre das suas personas para montar textos
Conheça bem sua persona para direcionar o copy a ela, como se estivesse conversando. Sabe quando você abre um artigo e parece que foi escrito para sua pessoa.
Dessa forma, informe os detalhes para que o texto fique o mais personalizado possível. Para isso, observe os dados demográficos dos clientes, entreviste alguém que tem o perfil do consumidor ideal para compreender os motivos que o levou a procurar sua marca.
2. Utilize verbos de ação nos CTAs
Nos CTAs o mais indicado é utilizar verbos de ação, por exemplo, se deseja que o leitor converta um aplicativo sugira que ele: baixe o app ou faça o download. Essa informação deve ser simples e direta para que não haja interpretação errada.
3. Mostre aos leitores que podem resolver um problema
Quando alguém faz pesquisa na internet procurando solucionar um problema, sua dor deve ser resolvida. Por isso, o texto precisa ter empatia, assim você deve se colocar no lugar do consumidor para compreender suas necessidades.
Por exemplo, a dor da pessoa pode ser não saber fazer a gestão de frete de sua transportadora. Sabendo disso, você fará um artigo explicando o que é a gestão de frete, sua importância, como deve ser realizado, quais os processos para ter bons resultados e assim por diante.
Agora, quer chamar sua atenção para a leitura? Escreva títulos atrativos como:
- Quer melhorar a gestão de frete de sua transportadora? Conheça X maneira para se fazer isso;
- Deseja aumentar a produtividade e rentabilidade de sua transportadora? Confira as principais dicas de gestão de frete neste post;
- Conheça X ferramentas de boas práticas de gestão de frete.
4. Produza textos empáticos e pessoais
Não seja frio na hora de escrever o copy, pois a persona irá perceber e perderá sua atenção. Para mostrar preocupação, empatia e proximidade use o termo “você”. Quer ver a diferença?
- Trecho impessoal: “quando os usuários optam por não fazerem a gestão de frete adequadamente, deixam de reduzir custos e podem ter prejuízos.
- Trecho mais pessoal: “quando você não opta por fazer a gestão de frete adequadamente, deixa de reduzir custos e pode ter prejuízos.
A palavra “você” faz o leitor sentir o que o autor está dizendo, obtendo uma interpretação mais assertiva.
5. Utilize gatilhos mentais
Os gatilhos mentais mais utilizados são o de escassez, reciprocidade, de prova social, entre outros. No entanto, não há necessidade de usar todos em um único copy, na verdade, ele será empregado de acordo com seu objetivo e canal onde veiculará a informação.
Se deseja vender algo o gatilho de autoridade e prova social devem ser utilizados. Por outro lado, caso queira mandar um e-mail marketing com promoção, o indicado é de escassez para aguçar o receio do usuário de ficar sem o que ele quer. Todavia, sempre preze pela moderação, mas siga as técnicas:
A.I.D.A.
- Atenção: desperte a atenção do consumidor;
- Interesse: gere o interesse mostrando como solucionará seu problema;
- Desejo: enfatize os benefícios do seu produto mostrando os resultados;
- Ação: direcione o cliente para a conversão informando o quanto ele ficará satisfeito.
P.A.S.
- Problema: foque na dor do usuário, logo você precisa conhecer bem a fundo ela;
- Agitação: mostre que o problema do lead é importante para sua empresa;
- Solução: apresente sua solução e revele como o problema será resolvido.
6. Prefira utilizar a voz ativa
A voz passiva não traz clareza a mensagem, por isso use a voz ativa porque sua estrutura é completa e bem interpretada. Para que entenda melhor, veja o exemplo:
- Voz passiva: a bola foi comprada pelo meu filho;
- Voz ativa: Meu filho comprou a bola.
Desse modo, releia seus textos para certificar que está usando a ação da maneira correta.
7. Revise antes da publicação
Disse acima para revisar o copy, isso é fundamental para avaliar que sua comunicação está correta e atingirá os objetivos determinados.
Assim, tire alguns minutos para ler o que redigiu, depois peça para outra pessoa fazer isso, pois como estamos o tempo todo lendo o artigo para poder escrever ocorrem erros que não conseguimos enxergar.
Também, poderá revisar em voz alta para que o ouvido perceba as falhas, palavras repetidas, pontuação em lugar indevido. Outra dica, é usar corretores online como o Clarice, Language Tool, Flip etc.